Qual a diferença entre consorcio e financiamento?
- solangecostalopesa
- 12 de fev.
- 1 min de leitura
O consórcio além de ser uma modalidade de compra, é também uma forma de poupança e investimento para o futuro.
Adquirindo uma cota de consórcio através de uma Administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central, o que torna o negócio absolutamente idôneo e seguro, você se torna um consorciado e passa a investir um valor mensal durante um prazo definido em contrato, conforme o tipo de bem e seu valor monetário.
Através dos lances e sorteios mensais, o consorciado tem a chance de ser contemplado e receber o valor total da carta de crédito à vista e então adquirir o bem, tendo ainda a possibilidade de negociar bons descontos já que comprará o bem à vista e assim, já usufruindo do bem, continua a pagar as mensalidades do consórcio até o término do grupo.
Esse processo é exclusivo do consórcio, fazendo dele uma modalidade de compra muito diferente do financiamento.
No financiamento o contratante retira o bem imediatamente. Porém, a cobrança de juros acaba elevando o valor do bem em muitas vezes, no mínimo, o dobro do valor inicial. Os juros, somados a outros encargos, resultam no Custo Efetivo Total, que é sempre maior que o custo total de um consórcio (incluindo taxa administrativa, seguro e fundo de reserva).
E aí, você já sabia dessa diferença?
✍🏻 Solange Costa Lopes - CRECI 47764
🏠 Corretora de imóveis
Comentários