Você sabe como é calculada a taxa de condomínio?
- solangecostalopesa
- 20 de fev.
- 2 min de leitura
A taxa de condomínio é calculada levando em consideração diversos fatores e pode variar de acordo com o tamanho e as características do condomínio. Geralmente, o cálculo é feito como colocado acima.
1- Despesas orçamentárias: O primeiro passo é elaborar o orçamento anual do condomínio, levando em conta todas as despesas necessárias para manter o funcionamento
adequado das áreas comuns, como segurança, limpeza, jardinagem, manutenção de elevadores, portões, piscinas, salões de festas, entre outros.
2 - Rateio das despesas: Após estimar todas as despesas, o valor total é dividido entre os proprietários das unidades do condomínio, considerando uma fração ideal correspondente à cada unidade, geralmente baseada na metragem quadrada.
3- Fundo de reserva: Além das despesas comuns, é comum também a criação de um fundo de reserva para cobrir eventuais imprevistos ou realizar reparos e manutenções não previstas no orçamento. Esse valor pode ser calculado como uma porcentagem sobre o valor do condomínio.
4- Inadimplência: Caso existam unidades inadimplentes, ou seja, proprietários que não estão pagando a taxa de condomínio regularmente, é comum que os valores em atraso sejam incluídos nas futuras taxas de condomínio, a fim de equilibrar as contas e garantir o funcionamento adequado do condomínio.
É importante destacar que cada condomínio pode ter particularidades e regras específicas para o cálculo da taxa de condomínio, que são estabelecidas na convenção do condomínio e no regimento interno. Por isso, é sempre recomendado consultar a administração do condomínio para obter informações precisas sobre o cálculo específico adotado no seu caso.
O seu condomínio precisa da gestão certa para se tornar um verdadeiro lar. Entre em contato comigo.
✍🏻 Solange Costa Lopes - CRECI 47764
🏠 Corretora de imóveis
Comments